Terapia alimentar

Terapia Alimentar

Quando não conseguimos melhorar a seletividade alimentar da criança com orientações e mudanças em casa, partimos para a terapia alimentar. A terapia alimentar é semanal, sessões de 45 min e consiste em atividades para criação de competências e habilidades alimentares. As terapias são planejadas mensalmente, de acordo com a idade da criança (neurodesenvolvimento) e com o nível de seletividade. Crianças com mais de 6 anos podem apresentar um padrão maior de rigidez e pode ser necessário o acompanhamento de um psicólogo também. Não é raro ter uma equipe multidisciplinar para acompanhar essa criança, com terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo e se necessário fonoaudiólogo. Cada caso é um caso e será avaliado com muito critério e conversado com os pais as necessidades da criança.

A criança não vêm na terapia para comer, ela vêm para aprender a comer! Criar competência e habilidade para a vida toda. O comer vêm como consequência ao longo do tempo. Temos garantias de que dará certo? Não. Estamos lidando com crianças, seres únicos, não temos garantia de nada pois o comer é inerente ao Ser Humano, ou seja, temos que criar motivação interna e vontade de comer, e isso é muito subjetivo. Temos bons resultados? Sim, temos resultados muito satisfatórios, onde as crianças ficam mais dispostas a experimentar, comem melhor os alimentos que já comiam e incluem novos alimentos no repertório delas!

Hoje eu faço terapia alimentar apenas em Juiz de Fora - MG, na UneClínica, onde temos uma sala preparada especialmente para isso, no Rio de Janeiro não estou atendendo terapia alimentar. Se você se interessar por terapia alimentar no Rio, me envie uma mensagem que te indico um profissional muito competente!