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Introdução alimentar
Introdução alimentar (IA) complementar
A introdução alimentar complementar é uma delícia! Um momento único na vida da criança. Até os 4 anos de idade os hábitos alimentares das crianças estão sendo formados e essa fase, da introdução alimentar complementar até os 2 anos de vida do bebê, é muito rica em experiências e criação de competências alimentares.
A indrodução alimentar tem indicação de ser feita aos 6 meses de idade se a criança apresenta os sinais de prontidão que são, sentar-se sozinho ou com um mínimo de apoio, pegar coisas e levar à boca, mostrar interesse pelos alimentos e ter encerrado a protusão de língua. Caso a criança ainda não apresente todos os sinais de prontidão, podemos aguardar um pouco.
Neste momento da vida a criança está aprendendo. A IA é mais para ganhar conhecimento e adquirir competência do que para comer em si. A criança está aprendendo com tudo á sua volta. Os pais criam expectativas enormes com o comer, onde na verdade se come muito pouco e se aprende muito. O leite materno e/ou a mamadeira ainda são os alimentos que sustentam essa criança.
Temos 3 fomars de fazer a IA. A IA com o BLW (Baby led weanig) que é o desmame feito pelo bebê, a IA tradicional onde vamos evoluindo as texturas e IA mista onde mesclamos o BLW com a tradicional.
No BLW oferecemos alimentos cozidos (al dente) com cortes especiais para a criança pegar. Aqui o bebê é quem conduz a alimentação. Se ele se interessar, ele vai pegar, vai sentir a textura, vai amassar, vai cheirar, vai levar a boca e comer. Neste método a criança está treinando tudo, ela treina movimento de pinça para pegar os alimentos, treina mastigação (mesmo que sem os dentes os bebês conseguem mastigar), deglutição, tudo! Crianças que começaram a IA com o BLW partem para os talheres com muito mais facilidade e competência, porque já treinaram muito.
Na introdução tradicional, oferecemos ao bebê os alimentos amassados, nunca batidos, nunca passados na peneira, apenas amassados com um garfo. Aqui também trabalhamos a alimentação participativa, mostramos a colher para o bebê e deixamos ele vir até a colher, ele demosntrar o interesse pela comida. Se ele quiser pegar na comida no prato, ok, tudo é permitido. É importante que ele tenha acesso a todas as cores, cheiros e texturas dos alimentos.
E na IA mista, misturamos as duas, alimentos a amassados com alimentos inteiros para a criança ter a oportunidade de conhecer os alimentos com seu cheiro, cor, sabor e textura.